03/04
78 clientes da AES Sul deixam de pagar contas de luz com troca de resíduos

No curto período de um ano, 78 clientes da AES Sul tiveram contas de energia elétrica zeradas, graças a uma iniciativa da empresa que se transformou em grande sucesso. Isso foi possível através do Projeto Recicle Mais, Pague Menos, onde a troca de resíduos domésticos recicláveis concede créditos na conta de luz. Quanto mais resíduos forem entregues, maior será o valor a ser creditado. Mesmo com a conta zerada, os créditos restantes ficam acumulados para as faturas seguintes.
Mas os números do projeto são ainda mais significativos. Desde 20 de março de 2013, quando inaugurou o primeiro posto de coleta, em Canoas, já foram arrecadas mais de 650 toneladas de resíduos de plástico, metal, vidro, papel e tetra pak. O peso desse material representou até agora R$ 54 mil em créditos na conta de 2.600 clientes cadastrados no projeto. Essa arrecadação significa uma economia de 2,9 GWh (gigawatt/hora), que deixaram de ser gastos na produção de novos materiais equivalentes aos que foram coletados para reciclagem.
Adesão - Para participar é muito simples. Basta levar os resíduos (veja abaixo a lista dos itens aceitos) até um dos postos de coleta em Canoas ou São Leopoldo, informar o Código de Cliente e fazer a adesão ao projeto. Os resíduos serão pesados e o cliente receberá um ticket informando o valor a ser creditado na próxima fatura de energia elétrica. Em Canoas, no posto do bairro Mathias Velho, as trocas podem ser feitas todas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h, e no posto do bairro Guajuviras, às terças e quintas-feiras, das 9h às 17h. Já em São Leopoldo, as trocas podem ser feitas às segundas, quartas e sextas-feiras das 08h30min às 16h30min, no posto do bairro Feitoria junto ao Supermercado Rissul, e de segunda à sexta-feira das 8h30min às 16h30min, no posto junto ao Supermercado Macromix, bairro Scharlau. Clientes residenciais de outras cidades da área de concessão da AES Sul podem participar desde que levem os resíduos até um dos postos de coleta.
Sustentabilidade - O Projeto Recicle Mais, Pague Menos, além do benefício direto ao cliente na conta de energia elétrica, é uma iniciativa voltada para a sustentabilidade ambiental, alinhado com a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo AES. Os resíduos entregues nos postos de coleta deixam de ser descartados no ambiente ou em lixões. Isso cria novos hábitos nas famílias, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência ambiental. A AES Sul investiu R$ 2,1 milhões na implantação do projeto, tendo como parceiras na execução as empresas 3E Engenharia em Eficiência Energética e Reciclagem Hermann, com apoio das prefeituras de Canoas e São Leopoldo e dos Supermercados Rissul e Macromix.
Tipos de resíduos – O Projeto Recicle Mais, Pague Menos aceita cinco grandes grupos de resíduos: metal, papel, plástico, vidro e tetra pak. Neste primeiro ano o plástico foi o material com maior número de coleta, totalizando 482 toneladas, seguido do papel, com 108 toneladas. Fonte: Assessoria de imprensa da AES Sul.